O livro Análise de Sobrevida - Teorias e Aplicações em Saúde é fruto de um projeto de pesquisa financiado pelo Programa de Apoio à Pesquisa Estratégica da Fundação Oswaldo Cruz, e vem ao encontro de uma política institucional de estímulo à escrita de livros didáticos promovida pela Editora Fiocruz.

A análise de sobrevida é um dos tópicos da epidemiologia moderna mais utilizados na pesquisa em saúde; um de seus sustentáculos são as técnicas de modelagem estatística. Dominar e manter-se atualizado no campo da estatística requer grande investimento de

tempo, além de, por vezes, exigir um domínio de outra linguagem, menos familiar aos profissionais da saúde: a matemática. Por isso, material didático que faça a ponte entre estes dois mundos – a estatística e a saúde – é essencial para o próprio desenvolvimento do ensino da epidemiologia. A Editora Fiocruz orgulha-se de apresentar este livro, inserido nessa interface.

As autoras analisaram com muita competência dezenas de problemas, nos quais as mais modernas técnicas foram aplicadas, e trouxeram para o livro a experiência acumulada. O texto é agradável e de fácil leitura, mesmo onde os fundamentos matemáticos dos modelos são complexos. O emprego do software livre R na análise dos dados é um dos pontos fortes do livro. Primeiro, porque esse é o pacote estatístico da ciência, no qual os modelos são desenvolvidos e validados pela comunidade estatística. Além disso, seu uso é facilitado pelos exemplos e exercícios, todos baseados em problemas reais. A análise dos bancos de dados, disponíveis para o leitor na Internet, permitirá amadurecer conceitos e ganhar experiência em modelagem, muito necessária atualmente nos mais diversos campos da investigação em saúde.


Acreditamos que todos os pesquisadores que tenham interesse em análise de sobrevida terão neste livro um instrumento acessível e bastante completo. Ele será de grande utilidade não apenas para os profissionais de epidemiologia geral, mas também para os que trabalham na área da epidemiologia clínica e em áreas das ciências biológicas que utilizem a técnica de análise de sobrevida


Errata

Maria do Carmo Leal
Vice-Presidente de Ensino Informação e Comunicação
Fundação Oswaldo Cruz