Análise de Sobrevivência

Diarreia -- eventos múltiplos (UFBA)

Os dados disponíveis para estudar o efeito da suplementação de vitamina A na diarreia no nordeste do Brasil em uma coorte de crianças de 6 a 48 meses são referentes ao ensaio comunitário randomizado placebo-controlado, realizado entre dezembro/1990 e dezembro/1991, conduzido por Barreto e cols. (1994), e cedido pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia. Uma discussão detalhada destes dados pode ser encontrada em Andreozzi (2002).

O banco de dados do exemplo do livro consiste em 860 crianças (426 no grupo placebo e 434 no grupo vitamina), gerando um total de 5.592 registros e 11 variáveis. Esse banco de dados é caracterizado pela presença de múltiplos eventos (cada criança pode ter um ou mais episódios de diarreia ao longo de sua permanência no estudo).

Os dados estão no arquivo multdiarreia.txt, que está organizado para análise de sobrevivência para eventos múltiplos recorrentes. No arquivo, cada linha representa um tempo entre episódios de diarreia. As covariáveis constantes (grupo, sexo e idade) têm seus valores repetidos em todas as linhas referentes a essa criança. As covariáveis que mudam de episódio para episódio são diasant, mediadej e enum.

As variáveis registradas neste estudo estão listadas na tabela a seguir.


Variável Descrição
numcri identificador da criança
grupo vit = receberam vitamina A, pla = placebo
sexo fem = feminino, masc = masculino
idade idade em meses no início do estudo
ini data no início do período sem diarreia
fim data no fim do período sem diarreia
diasant duração em dias do episódio de diarreia anterior
mediadej média de dejeções líquidas ou semilíquidas do episódio de diarreia anterior
enum numeração das observações para cada criança
status 0 = censura, 1 = evento (diarreia)
tempo dias sem diarreia (fim-ini)